Imagem de um computador com dicas para uma imagem perfeita de forma aliar o design gráfico às melhores práticas de criação de conteúdo nos canais e plataformas digitais, otimizados para SEO.

O que é o design gráfico para plataformas digitais?

A disciplina de design gráfico para plataformas digitais é a atenção ao desenho direcionada e muitas vezes o fecho do conceito descrito no conteúdo escrito. Mas como é que um design bem-sucedido se parece? Fundamentalmente, um design bem-sucedido transmite eficazmente informação ou gera uma ação.

No início do meu processo de design, antes mesmo de começar o plano de desenvolvimento, pergunto-me: qual é o objetivo deste trabalho? Desde início devemos ter em mente pontos essenciais para começar a desenhar:

  • Definir os valores visuais necessários
  • Escolher fontes
  • Construir uma paleta de cores
  • Criar uma hierarquia visual
  • Refinar o grafismo

Vamos começar.


Definir os visuais e o público

Antes de começar a desenhar, é importante tirar um momento para definir para quem está a desenhar. Reflete e identifica quem é o teu público-alvo, para que, ao começar, estejas preparado para o sucesso. Aqui estão algumas perguntas que podes fazer para começar:

  • Quem é o teu público-alvo?
  • Que cores, formas, estilos de design, etc. vão apelar ou ressoar mais com eles?
  • Qual é o estilo que queres imprimir, estética ou ambiente que queres que o teu gráfico transmita?

Escolher fontes

Pode ser tentador usar todas as suas fontes favoritas no que vais desenhar, mas o design gráfico para estar bem alinhado deve limitar-te ao uso de apenas duas ou três fontes no máximo para o que desenhas pareça profissional e seja de fácil leitura. Recomendo no máximo a escolha de 3 fontes. No entanto, há muito que consegues fazer apenas com a escolha de 1 boa fonte esta terá muitos pesos, isto é, variações ex.: Light, Normal, Bold, Black. Tens de ter noção que, se estamos a desenhar em plataformas digitais as Google Fonts são recomendadas por terem leitura imediata e não teres problemas que a fonte que escolheste seja substituída por outra.

  • uma fonte/peso para o título;
  • uma fonte/peso para o corpo do texto;
  • e, ou uma fonte/peso para o subtítulo, ou uma fonte/peso que se destaque.

Lembra-te de que o teu público deve conseguir entender o texto do seu design gráfico com um simples olhar, por isso, escolhe fontes que tenham boa legibilidade. Também é importante que as fontes se distingam entre si para que fique claro qual é a prioridade entre elas. Podes fazer isso através da hierarquia, é também importante escolher fontes que se complementam e pareçam fazer parte do mesmo estilo.

Como disse anteriormente podes escolher uma fonte Google que é indicada e segura no uso em canais digitais mas também há fontes diferentes para esses mesmos canais, no entanto não são gratuitas e têm um custo associado:

Google Fonts
MyFonts

Construir uma paleta de cores

Em design gráfico, definir as cores é essencial para passar a mensagem certa.

As suas cores devem alinhar-se com a estética geral do gráfico e, se não tiveres a certeza de por onde deves onde começar ao criar uma paleta de cores, a Adobe tem um link que te pode ajudar na escolha de cores para o teu projeto:

Cores Adobe


Resumo

  • Define o teu público-alvo e estética antes de começar;
  • Escolhe 2-3 fontes legíveis e distintas e mantém-te fiel;
  • Constrói uma paleta de cores simples;
  • O design gráfico usa a hierarquia visual para organizar a importância da informação para que os leitores saibam como ler o que desenhaste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *